Inflamação gengival


Inflamação da gengiva:

A gengiva é um tecido delicado e protege os ossos que sustentam o dente e, quandoos dentes não ficam bem limpos a gengiva reage INFLAMANDO dando sinal de que algo está errado através de INCHAÇO , SANGRAMENTO e a coloração dela fica alterada AVERMELHADA.

Quando isso acontece é como se a gengiva estivesse pedindo sinal de SOCORRO.

Assim sendo você precisa dar mais atenção a essa região massageando mais com a escova (não tem problema que sangre desde que você esteja usando a escova correta e fazendo movimentos circulares).

Após isso pegue um cotonete molhe-o em água oxigenada 10 volumes e passe em cima da gengiva inflamada, isso deve ser feito SEMPRE que comer algo, qualquer coisa, até que a gengiva se torne saudável novamente, ou seja, volte com sua coloração normal e não sangre mais.
Indicamos o uso de água oxigenada tópica pelo simples fato de existirem bactérias nas inflamações que não sobrevivem em presença de oxigênio, assim sendo é uma forma de incomodá-las.

Acidente com os dentes de criança


ACIDENTES COMO FRATURA DE DENTE EM CRIANÇA:

Em caso de fratura, procure o fragmento fraturado e coloque em um recipiente com água limpa e , em seguida procure seu dentista, desta forma ele provavelmente poderá colar o fragmento novamente.

MOBILIDADE OU DESALINHAMENTO DENTAL;

Pegue uma gase limpa e tente alinhar suavemente o dente com os demais, sem forçar e procure seu dentista imediatamente.


QUANDO O DENTE SAI POR INTEIRO:

Procure o dente, lave em água corrente, sem remover os resíduos de “carne” que estiverem em volta, coloque o dente em um recipiente contendo leite e procure imediatamente o dentista

Escova de dente

Que tipo de escova devo usar?



Não é fácil decidir qual o tipo de escova usar, já que o mercado oferece inúmeros tipos, formas e tamanhos. Contudo, lembre-se de que:


· A maior parte dos dentistas concorda que as escovas macias são mais eficientes para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos. De preferência, a escova deve também ter cabeça pequena para poder mais facilmente alcançar todas áreas da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores.




· Com relação ao tipo de cabo (por exemplo, flexível ou não), formato da cabeça da escova (retangular, cônica, etc.) e estilo de cerdas (com pontas planas, arredondadas, em diferentes níveis, etc.), escolha o que for mais confortável para você. O importante mesmo é usar uma escova que se ajuste bem à sua boca e alcance todos os dentes.


· Para muitas pessoas, especialmente aquelas que têm dificuldades para escovar ou destreza manual limitada, a escova elétrica é uma boa alternativa, porque limpa melhor os dentes.


Quando devo trocar minha escova dental?
Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.

Escovar a lingua


A lingua é um depósito de restos de alimentos, e as pessoas não tem o hábito de limpá-la.

Você precisa fazer a diferença, escove-a.













Fio Dental

O Fio Dental

O uso do fio ou da fita dental é tão importante quanto o uso da escova de dentes. O fio dental garante a remoção de detritos que a escova não conseguiu remover. De acordo com estudos, a associação da escova com o fio dental pode remover 26% a mais de placa do que o uso isolado da escova. O seu uso deve ser estimulado a medida que a criança for crescendo.
O hábito de bochechar após a escovação dentária é recomendado, pois o líquido penetra em regiões que não foram bem higienizadas pela dificuldade de acesso. Existe hoje no mercado algumas substâncias que além de antissépticos contém flúor. Esses líquidos tem a finalidade de aplicar o flúor, eliminando as bactérias causadoras da placa, previnindo o mau hálito e as cáries nos locais de difícil acesso onde a escova e o fio dental não alcançam, proporcionando uma melhor higienização.
Qual a maneira correta de usar o fio dental?
·Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
·Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
·Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.
·Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
·Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

ATM - Articulação Temporo-mandibular


Articulação temporo-manbibular (ATM)


Localiza-se na frente do ouvido. É a articulação mais exigida pelo corpo humano. Ela trabalha durante a fala, deglutição, mastigação. Muitos músculos estão ligados a ela.
Às vezes, esta articulação não funciona adequadamente por diversas causas como:

· Apertar ou ranger os dentes de dia ou de noite;
· Traumas;
· Artrites reumatóides;
· Anormalidades durante a formação da ATM;
· Estresse.

É possivel saber se você tem problemas através de sinais e sintomas descritos a seguir:

· Dor na ATM durante a movimentação mandibular;
· Sensação de travamento da mandíbula;
· Estalos durante a mastigação;
· Limitação de abertura da boca;
· Dor em certas regiões da face e no ouvido;
· Dificuldade na oclusão (fechamento) dos dentes;
· Sensação de fadiga mandibular.
Existem basicamente dois tipos de tratamento: o clínico e o cirúrgico. Se você ou algum conhecido possuir algum desses sintomas, procure o Cirurgião-Dentista.

Mau hálito - Halitose

Mau hálito

Conhecida também como halitose sua causa mais comum é a higiene oral deficiente e conseqüente formação de placa dentária. Pode ser originado devido a próteses mal adaptadas, restaurações defeituosas, perturbações do sistema gastrointestinal, diabete, até problemas renais.
É mais percebido pelos estranhos do que pela pessoa portadora de halitose. Varia com a hora e com a idade, agravando-se à proporção que a fome aumenta. Também a falta de higienização da língua , reentrâncias retentivas de alimentos, cáries, perda da papila interdentária, substâncias plásticas usadas na confecção de dentaduras e pontes sofrem infiltrações de líquidos bucais, são causas bucais.
Como causas extra bucais; citam-se: doenças da oro-faringe, bronco-pulmonares, digestivas, alcalose, tabagismo, doenças febris.

A prisão de ventre, o intestino preso é que pode provocar alterações internas.
Dentes Saudáveis, boca cheirosa e agradável.
O Stress altera o aroma da boca de várias maneiras. O nervoso e a exaltação reduzem o fluxo salivar, originando a halitose.
Não adianta ficar chupando bala de menta o dia todo.

Para resolver, você precisa investigar a causa da halitose.

Como você pode ver, o mau hálito pode ter inúmeras causas, e vai exigir exames, como a sialometria (medida do fluxo salivar). O tratamento é um pouco demorado, mas não impossível. A halitose significa que há alguma anormalidade orgânica e precisa ser corrigido.
Substâncias picantes podem resolver momentaneamente o problema, pois aumentam o fluxo salivar.Quem sofre de mau hálito deve evitar carne gordurosa, fritura, repolho, brócolis, couve-flor, alho, cebola. O leite deve ser desnatado e o queijo branco ou ricota. Evitar bebidas alcólicas, fumo e medicamentos com cheiro acentuado.

Aftas


A Afta é um tipo de úlcera que ocorre em certas regiões da boca - mucosa labial, sendo rara no céu da boca e na gengiva. O tamanho é cerca de 0,3 cm de diâmetro em média, podendo ser única ou múltipla, com dor provocada ou espontânea.


A literatura relata que , apesar de desconhecida, a causa das aftas envolve aspectos hereditários, psicossomáticos, infecciosos, hormonais ou interação desses fatores.

Em pessoas imunologicamente deprimidas por pós operatórios prolongados e desgastantes de grandes cirurgias, observam-se o aparecimento de áreas ulceradas na boca, compatíveis com afta.

Traumatismos constantes devido, por exemplo, o uso de aparelhagem ortodôntica, próteses mal adaptadas podem causar aftas. A dor está presente nas mais variadas intensidades, desaparecendo entre 7 a 14 dias.


Tratamento:
Em geral a afta tem cura espontânea, desaparecendo de 7 a 15 dias. A utilização de anestésicos tópicos como a xilocaína é válido alguns minutos antes das refeições. Alimente-se bem, evitando debilidade orgânica por carência de vitaminas, sais minerais e outros nutrientes. Caso haja muita dor, o uso de analgésicos por via oral pode ajudar. Quem usa aparelhos ortodônticos tem aftas com freqüência devido ao traumatismo constante. Use uma cêra no local que está traumatizando. Se a prótese for o caso do problema, seu dentista deverá ajustá-la. Uma pomada de uso tópico pode ajudar nos sintomas.

Gestação e os dentes


Gestação


Durante o período de gestação, ocorrem uma série de alterações no organismo da gestante que podem levar ao aparecimento de problemas dentários e gengivais. entre essas alterações, temos:


· Maior consumo de doces, tendo como consequência uma maior tendência ao aparecimento de cárie e gengivite;
· Aumento da acidez na boca;
· A gestante passa a se alimentar com maior frequência;
· Diminuição nos cuidados com a higienização bucal, principalmente antes e depois do parto, quando a atenção da mãe está mais voltada para com a saúde do bebê.


A Gestante pode receber tratamento odontológicos ?
Obviamente que sim.

Em qualquer idade gestacional, ela poderá ser atendida, embora o segundo trimestre (entre o 4º e o 6º mês) seja o momento mais oportuno, porque , nessa fase, ela se encontra num período de maior estabilidade. No 1º trimestre deve-se evitar o uso de medicamentos, pois o bebê ainda está se formando, e no 3º trimestre a mãe está numa maior ansiedade devido a aproximação do parto.


Existem riscos quanta à anestesia local ?

Não existe desde que o dentista conheça o efeito dos anestésicos e as alterações que ocorrem durante a gravidez. As gestantes podem apresentar uma elevação da pressão arterial e isso deve ser levado em conta. O dentista, juntamente com o ginecologista , deverá escolher o anestésico apropriado.


A gestante pode ser radiografada pelo dentista ?

Pode. No primeiro trimestre ( período da embriogênese ) , as radiografias devem ser evitadas. No caso de tomadas radiográficas serem imprescindíveis, o avental de chumbo deverá ser utilizado em qualquer fase gestacional.


As gengivas se inflamam mais?

A gravidez também não causa inflamação na gengiva. Apesar de haver uma maior vascularização do periodonto , a gravidez só afeta área inflamadas e, não , a gengiva sadia. Mais uma vez : é a presença da placa bacteriana é que causa a gengivite.


Existem cuidados especiais para higiene bucal ?

Os cuidados são os mesmos de uma mulher não grávida: limpeza diária dos dentes com uso adequado da escova e o fio / fita dental .A qualidade dessa limpeza é mais importante do que a freqüência.


Quando os dentes do bebê começam a se formar ?

Os dentes decíduos começam a se formar a partir da 6 semana e os dentes permanentes , a partir do 5 mês de vida intra-uterina. Dessa forma, condições desfavoráveis durante a gestação ( ex.: uso de medicamentos , infecções , carências nutricionais etc. podem trazer problemas nos dentes em fase de formação e mineralização.

Nascimento e troca dos dentes


Ordem de Erupção Dentária


O ser humano possui duas dentições: a primeira e a segunda.
A primeira também é conhecida por dentição de leite. Os dentinhos de leite começam a aparecer por volta dos 6 meses de idade e completam-se aos 2 anos. É composta por 20 dentes: 10 na maxila e 10 na mandíbula. A primeira dentição não possui pré-molares nem terceiros molares.


Nascimento dos dentes de leite:

A erupção dos dentes de leite começa aos 6 meses e os primeiros são os inferiores - frente (incisivos centrais inferiores).

O término acontece aos 2 anos e 5 meses (mais ou menos), com o 2º molar superior .

Entenda que essa previsão não é uma regra exata , podendo variar de uma criança para outra.


Queda dos dentes de leite:

A queda começa entre os 6 e 7 anos e o primeiro a cair é o incisivo central inferior ( o que nasceu primeiro).

A queda do último dente acontece aos 12 anos ( 2º molar superior)


Os dentes permanentes começam a aparecer por volta dos 6 anos de idade. A segunda dentição é composta por 32 dentes sendo 16 na mandíbula e 16 na maxila. Por volta dos 13 - 14 anos a dentição permanente está quase completa, faltando somente os terceiros molares, também conhecidos como dentes do siso ou do juízo.


Nascimento dos dentes permanentes:


Inicia-se aos 7 anos com os dentes inferiores (centrais), conclui-se aos 12 anos com os 2ºmolares - não vamos esquecer os "temporões" - 3ºmolares - juízo - estes surgem entre os 17 e 30 anos.




Amamentação



Quando a criança é amamentada está fazendo um exercício físico importante para desenvolver seus ossos e
musculatura bucal. Ao nascer, o bebê tem o maxilar inferior muito pequeno, que irá alcançar equilíbrio no tamanho em relação ao maxilar superior tendo seu crescimento estimulado pela sucção do peito. Usando mamadeira, esse exercício é quase inexistente, e a preferência do neném pela mamadeira vem da facilidade com a qual ele ganha o leite, principalmente quando este flui por um furo generoso no bico. A criança deverá ficar o mais verticalizada, o que também facilita a deglutição do leite e evita problemas como otites de repetição.
Maxilares melhor desenvolvidos propiciarão um melhor alinhamento da dentição, diminuindo a necessidade futura do uso de aparelhos ortodônticos.
Músculos firmes ajudarão na fala.
Durante a amamentação, aprende-se a respirar corretamente pelo nariz, evitando amidalites, pneumonias, entre outras doenças.
Quando a criança respira pela boca, os dentes ressecados ficam mais expostos à cárie e as gengivas ficam inflamadas, os maxilares tendem a sofrer deformações e os dentes, a ficar apinhados, dificultando a higienização e aumentando a probabilidade do estabelecimento do processo de carioso.
A mamadeira costuma tornar-se uma companheira para a criança ao longo de anos, habituando-a a uma dieta mole e adocicada, e portanto aumentando o risco de cáries (cárie de mamadeira); a criança tende a recusar alimentos que requeiram mastigação.
A amamentação prepara a criança para a mastigação. Muitas mães reclamam que seus filhos, já crescidos, não mastigam corretamente e recusam verduras e frutas, apreciando apenas doces e iogurtes.
Esquecem-se essas mães de que o que os habituou a essa dieta foi o uso prolongado da mamadeira.
Mastigação incorreta pode levar também a problemas de obesidade e a problemas estomacais.
Atrelada à mamadeira, vem a chupeta, que também é usada normalmente por muito tempo, e o hábito de chupar o dedo, afetando o posicionamento dos dentes e trazendo também conseqüências danosas à fala e à respiração.
A partir dos quatro meses, quando a mãe lentamente começar a introduzir outros alimentos (desmame), deverá fazê-lo usando apenas copos e colheres, evitando o uso de mamadeira ou "chuquinha".
Daí a importância da primeira consulta odontológica de uma criança ser antes do nascimento de seu primeiro dentinho; nesse primeiro encontro, o odontopediatra orienta a respeito da higienização, dieta e como proceder quando os dentes começarem a irromper e a incomodar o bebê.
A visita ao odontopediatra é tão importante quanto a do pediatra. Essa visitas propiciarão o acompanhamento do desenvolvimento sadio do bebê, através de medidas que promovam saúde.

Informações para as mamães

Informações para as mamães:

Placa:
A placa bacteriana é uma espécie de película composta de bactérias vivas e de resíduos alimentares que se depositam sobre e entre os dentes.

Gengivite: A gengivite é uma inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de biofilme (placa bacteriana) que pode progredir e atingir o osso alveolar. As características clínicas são: gengiva inflamada e inchada, desconforto e dor, halitose e por vezes, apresentam sangramentos. Essas situações são reversíveis quando tratadas a tempo.


Tártaro: O cálculo dental também chamado de tártaro é uma placa bacteriana calcificada e é um fator intimamente ligado à doença periodontal, podendo preceder a gengivite e a periodontite.

Mau Hálito: As bactérias presentes na boca fermentam resíduos de comida que ficam entre os dentes com seus sub-produtos gerando gases sulfúreos e esta é a primeira causa do mau hálito. Existem outras causas da halitose, devendo sempre consultar um profissional capacitado para o diagnóstico.
Cárie: É uma doença TRANSMISSÍVEL e infecciosa. Acontece quando existe a associação entre placa bacteriana, dieta inadequada (doces, as balas, os caramelos, os chocolates, os chicletes e os refrigerantes são exemplos desses alimentos)
péssima higiene.
Quando o açúcar entra em contato com a placa formam-se gazes que ataca o mineral do dente, aparecendo a cárie.

Uma pesquisa mostrou que a contaminação da criança se dá pela mãe (59%), pelos irmãos (50%) e pelo pai (44%), em situações simples. A mãe prova, na colher em que vai servir ao filho, a temperatura da sopa. Se ela tem uma cárie ativa, contamina a criança. Um irmão pega a chupeta de outro. Contaminação na hora. Por isso o simples beijo na boca de um bebê deve ser evitado. Se, aos dois anos, uma criança for infectada pelo grupo de bactérias que produz a cárie, aos quatro anos terá mais de dez superfícies cariadas.
E outra revelação: o leite materno é extraordinário, imprescindível, mas também é cariogênico ( produz cáries).

É importante ter cuidados com a boquinha do bebê, principalmente quando os dentinhos estiverem começando a nascer. Não deixar a criança dormir mamando e, depois de cada mamada, limpar a boca com gase ou com a ponta
De uma fralda limpa, embebida em água fervida.
Pode-se usar ainda uma solução de uma colher (sopa) de água oxigenada a 10 v, diluida em quatro colheres (sopa) de água fervida.
Guardar num vidrinho e não deixar a criança dormir antes de higienizar a boquinha com esta mistura. Isto porque, durante o sono, a salivação, uma defensora da boca, diminui drasticamente.
Por volta de um ano e meio é bom começar a escovação dos dentes. O conselho é escolher uma escova bem macia e usar, ainda, um creme dental infantil e ensinar a criança a escovar od dentes, fazendo movimentos circulares.
Do quinto ao sexto ano, nascem os primeiros molares permanentes, são importantes para definir a futura oclusão da criança, deve-se orientar a criança que a quantia de creme dental deve ser mínima ( tamanho de uma ervilha), que deve escovar a superfície de mastigação. Escolher a escova e a pasta de dente parece tarefa complicada, pois as opções são inúmeras.
Esta imagem acima mostra placa bacteriana evidenciada através de corantes e ela se forma nos locais onde se esquece de escovar.

Função e especialidades






O seu dentista tem como objetivo cuidar dos seus dentes e principalmente orientar quanto a sua higiene prevenindo assim cáries e doenças de gengiva afinal, nossos dentes são nosso “cartão de visita”.
A visita ao dentista deve ser feita pelo menos de 6 em 6 meses, onde se realiza uma avaliação clínica, uma revisão da integridade e higiene dos dentes incluindo uma limpeza evitando assim que se desenvolvam problemas bucais.

Especialidades do dentista:

Cirurgia e Traumatologia – ele cuida de deformidades do rosto, correção de fraturas dos ossos faciais, cirurgia de implantes dentais, reconstruções ósseas, problemas de articulação temporo-mandibular, além de cistos e tumores benignos.

Cirurgião Dentista - seria como um médico clínico geral, está apto para a maioria das atividades clínicas

Dentistica Restauradora – cuida da parte estética e funcional das obsturações

Endodontia – trata os canais dos dentes

Estomatologia - estuda a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da boca, incluindo o câncer bucal.

Implantologia – ramo da Odontologia que recupera através de várias técnicas os espaços causados pela ausência de dentes

Odontopediatria – trata de crianças

Ortodontia – trata e previne problemas de crescimento, desenvolvimento da face, dos dentes e da mordida.

Periodontia – trata gengiva

Prótese Dentária – substituição de dentes através de próteses



Quem mandou casar


Quem mandou casar...

Três amigas, uma noiva, uma casada e uma amante decidiram fazer uma brincadeira:

seduzir seus homens usando uma capa, corpete de couro, máscara nos olhos e botas de cano alto, para depois dividir a experiência entre elas.

No dia seguinte, a noiva iniciou a conversa:

- Quando meu namorado me viu usando o corpete de couro, botas com 12 cm de salto e máscara sobre os olhos, me olhou intensamente e disse:

'Você é a mulher da minha vida, eu te amo'. Fizemos amor apaixonadamente.

A amante contou a sua versão:

- Encontrei meu amante no escritório, com o equipamento completo!

Quando abri a capa, ele não disse nada, me agarrou e fizemos amor à noite toda, na mesa, no chão, de pé, na janela, até no hall do elevador!

Aí a casada contou sua história:

- Mandei as crianças para a casa da minha mãe, dei folga praempregada, fiz depilação completa, as unhas, escova, passei creme no corpo inteiro, perfume em lugares estratégicos e caprichei: capa preta, corpete de couro, botas com salto de 15 cm , máscara sobre os olhos e um batom vermelho que nunca tinha usado.Pra incrementar, comprei uma calcinha de lycra preta com um lacinho de cetim no ponto G. Apaguei todas as luzes da casa e deixei só velas iluminando o ambiente.

Meu marido chegou, me olhou de cima abaixo e disse:

- Fala aí, Batman, cadê a janta?

Vingança feminina parte 4


O marido estava em seu leito de morte e chamou a mulher.
Com voz rouca e já fraca, disse-lhe:
-Meu bem... chegue mais perto... Eu quero... lhe fazer uma
confissão!
-Não, não - respondeu a mulher. - Sossegue e fique
quietinho
aí. Você não pode fazer esforço.
- Mas mulher - insistiu o marido. - Eu preciso morrer...em
paz! Eu quero te confessar algo!
-Está bem, está bem! Pode falar! - É o seguinte... Eu
transei... com a sua irmã... com a sua mãe e... com a sua melhor amiga!
- Eu sei, eu sei - disse e mulher. - Foi por isso que eu te
envenenei, meu bem...!

Vingança feminina parte 3




A velhinha pergunta para o marido moribundo:
- Meu bem, depois de 40 anos de casado, me satisfaça uma
curiosidade. Você já me traiu alguma vez?
- Sim, querida! Uma única vez! Lembra-se quando eu
trabalhava na Nestlé, e tinha uma secretária chamada Margarida?
- Sim, me lembro!
- Pois é, aquele corpo já foi todinho meu!
E após alguns segundos, ele pergunta E você, minha velha, já me traiu alguma
vez?
-Sim, meu bem! Uma única vez! Lembra-se quando a gente
morava na Vila Andrade, em frente ao Corpo de Bombeiros?
-Sim... me lembro! - responde o moribundo.
-Pois é... aquele corpo já foi todinho meu!

Vingança feminina parte 2


O casal está passeando pela praia, e ela pede que ele lhe
compre um biquíni. Ele responde:
- Com esse corpo de máquina de lavar? Nem pensar!
Continuam caminhando, e ela insiste: - Bom, então compra um
vestido para mim? Ele responde:
- Com esse corpo de máquina de lavar? Nem pensar!!
Passa o dia. À noite, já na cama, o marido vira para a esposa
e pergunta:
- E aí, mulher? Vamos botar a máquina de lavar para funcionar?
E a mulher, com ar de desprezo, responde: Para lavar só
esse pedacinho de pano?

Ah...! Lava na mão mesmo que dá menos trabalho!

Vingança feminina parte 1


VINGANÇA FEMININA


Um homem sempre gozava sua mulher que era loira.

Um dia, ele passou na casa de seus amigos para que eles o acompanhassem
até o aeroporto, porque sua mulher ia viajar.

Como sempre gozava com ela, ele disse na frente de todo mundo:
- Amor, traz uma francesinha de Paris pra mim?
Ela abaixou a cabeça e embarcou muito chateada.

A mulher passou quinze dias na França.

O marido pediu que os amigos acompanhassem novamente ao aeroporto.

Ao chegar lá, ele perguntou para a mulher:
- Amor, você trouxe minha francesinha?
Ela disse: - Eu fiz o possível. Agora é só rezar para
nascer menina!


Mulher não trai, se vinga!!!!

Juiz Federal



O guarda vê um homem estacionando seu carro em local proibido e pede:


- Tire o carro e pare em outro lugar!


Não está vendo a placa de "proibido estacionar"?


- Estou - responde o motorista.


- E então?


- E então? Então, vá tomar banho!


O guarda algema o indivíduo sem mais nem menos e o leva até a delegacia:


- Olha que engraçadinho, delegado.


Mandei tirar o carro de um local proibido e ele me mandou tomar banho!


- Ah, é? - diz o delegado com ironia - E eu? O que você vai mandar?


- Você eu vou mandar tomar no cú! - diz o cara.


O delegado fica muito puto, dá uma porrada nos cornos do cara e fala:


- Leva para os fundos e põe o filho da puta no pau-de-arara.


O policial leva o homem até uma salinha e o pendura de ponta-cabeça,quandoa carteira do cara cai do bolso aberta no chão:


"JUIZ FEDERAL"!


Correndo, o guarda volta à sala do delegado e diz:


- Doutor: o cara é JUIZ FEDERAL!


- JUIZ FEDERAL? Puta que pariu! E agora? O que nós vamos fazer?


- Bom... eu vou tomar meu banho...


Dráuzio Varella

"No mundo atual está se investindo cinco vezes mais em remédios para virilidade masculina e silicone para mulheres do que na cura do Mal de Alzheimer.
Daqui a alguns anos teremos velhas de seios grandes e velhos de pau duro, mas eles não se lembrarão para que servem"

*Dráuzio Varella*














Chico Xavier


Vida
É o amor existencial.
Razão É o amor que pondera.
Estudo É o amor que analisa.
Ciência É o amor que investiga.
Filosofia É o amor que pensa.
Religião É o amor que busca a Deus.
Verdade É o amor que eterniza.
Ideal É o amor que se eleva.
Fé É o amor que transcende.
Esperança É o amor que sonha.
Caridade É o amor que auxilia.
Fraternidade É o amor que se expande.
Sacrifício É o amor que se esforça.
Renúncia É o amor que depura.
Simpatia É o amor que sorri.
Trabalho É o amor que constrói.
Indiferença É o amor que se esconde.
Desespero É o amor que se desgoverna.
Paixão É o amor que se desequilibra.
Ciúme É o amor que se desvaira.
Orgulho É o amor que enlouquece.
Sensualismo É o amor que se envenena.
Finalmente, o ódio, que julgas ser a antítese do amor, não é senão o próprio amor que adoeceu gravemente.

Chico Xavier

"Uns queriam um emprego melhor; outros, um emprego...
Uns queriam uma refeição mais farta; outros, apenas uma refeição...
Uns queriam uma vida mais amena; outros, apenas viver...
Uns queriam ter pais mais esclarecidos; outros, apenas ter pais...
Uns queriam ter olhos claros; outros, apenas enxergar...
Uns queriam ter voz bonita; outros apenas falar...
Uns queriam o silêncio; outros, ouvir...
Uns queriam um sapato novo; outros, ter pés...
Uns queriam um carro; outros, andar...
Uns queriam o supérfluo...
Outros, apenas o necessário..."

(Chico Xavier)

Chico Xavier


Reciprocidade

O discípulo abeirou-se do orientador e queixou-se magoado:
— Instrutor amigo,o pior de tudo em meu aprendizado é adquirir a ciência do relacionamento. Creio estar lutando inutilmente contra a animosidade alheia...
Auxilie-me, por favor.
De que modo agir para viver com a intolerância e como azedume dos outros?
O mentor refletiu,por alguns momentos,e esclareceu:
-Sim a indagação é justa.
Mas para que tenhamos uma resposta clara, é importante considerar que os outros, igualmente, precisam viver contigo.

Chico Xavier

André Luiz


A Lingua
Não obstante pequena e leve, a língua é, indubitavelmente, um dos fatores determinantes do destino das criaturas:
Ponderada – favorece o juízo.
Leviana – descortina a imprudência.
Alegre – espalha otimismo.
Triste – semeia desânimo.
Generosa – abre caminho à elevação.
Maledicente – cava despenhadeiros.
Gentil – provoca reconhecimento.
Atrevida – traz a perturbação.
Serena – produz calma.
Fervorosa – impõe a confiança.
Descrente – invoca a frieza.
Bondosa – ajuda sempre.
Cruel - fere implacável.
Sábia – ensina .
Ignorante – complica.
Nobre – tece o respeito.
Sarcástica – improvisa o desprezo.
Educada – auxilia a todos.
Inconsciente – gera amargura.
Por isso mesmo, exorta JESUS:
- “ Não procures o arqueiro nos olhos do teu irmão, quando trazes uma trave nos teus”.
A língua é bússola de nossa alma, enquanto nos demoramos na Terra.
Conduzamo-la na romagem do mundo para a orientação do Senhor, porque, em verdade, ela é a força que abre as portas do nosso coração às fontes luminosas da vida ou às correntes escuras da morte.
André Luiz

Autor desconhecido


Medindo a vida
Vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego

De rir...
De supresa...
De êxtase...
De felicidade...

Na vida não importa como somos, o que vale é que alguém nos aprecie e nos aceite, amando-nos incondicionalmente

Viva o HOJE intensamente, porque o ontem já passou e o amanhã pode ser que nunca chegue.
Autor Desconhecido

Autor desconhecido

Desencanto

Pelo desencando perdi-me no oceano de minhas próprias emoções, sem poder jamais encontrar um porto no cais seguro da razão.
Naveguei por mares estranhos e fui chegar em praias desertas que fizeram crescer minha solidão...
Ameaçada por tempestades, fustigada pelos ventos, pela água, pelo sol, quedei-me, por fim, inerte nos recessos de meu coração.
E o meu cansaço e o meu desencanto tornaram-se versos cheios de pranto...

Autor Desconhecido

Começar de novo...

Começar de novo


Quero muito começar de novo
Sentir o gosto de um sonho vivido

Que para mim renasce confiante
Quero me entregar toda, inteira

A esse sentimento terno, forte, profundo
Sentimento a muito guardado, escondido

Mas sempre presente
Paixão sentida, amor bonito

A tempos adormecido
Com sede de ser vivido novamente

Em sua plenitude
Não quero voltar no tempo

Nem quero mudar o hoje
Quero sim trocar o final desta história

Que hoje é bem mais real do antes
Com capítulos que se intercalam entre nós

Mas que o enredo desta história
Que existiu nesse tempo de distância

Fez mudar esse sentimento e
Hoje ele brota mais maduro e certo

Confiante e determinado

Cheio de saudade e com a certeza
de que ,em 6 anos, 3 meses e 18 dias

Entre encontros e desencontros
Próximos e distantes

Entre choros e sorrisos
Tristezas e alegrias

Nunca deixou de fazer parte da minha vida

E hoje mais ainda do que ontem

Isso ninguém pode mudar em minha vida!!!

Você jamais poderá ser uma página
virada na minha vida

Sabe por quê?

Porque você é o personagem principal da minha história

Amo você...

Raful


O Amor pode ser praticado!
Praticar Amor significa expressar o que há de mais profundo e natural no ser humano, pois esse sentimento é tão inerente aos homens quanto o ato de respirar.
Podemos praticar o Amor nos menores gestos do dia-a-dia, pois basta abrirmo-nos para a força do Amor que ela fluirá constantemente dentro de nós, rompendo os diques repressores da desconfiança, do egocentrismo, da revanche e das mágoas.
Para Amar, não é necessário ser amado.
Não é preciso que surja alguém ou alguma coisa para que comecemos a fluir amorosamente. Amar é olhar para a curiosa mistura de doce e amargo existente no mundo com um sorriso de acolhimento.
Se decidirmos abrir dentro de nós a Fonte do Amor, descobriremos, até um pouco frustrados, que a cada instante ela teimará em fechar-se novamente.
E assim será por muito tempo, até que, se persistirmos, ela aprenderá a fluir indiferente a tudo que porventura possa tentar negar sua maravilhosa existência.
Aí, então, Viver e Amar será para nós uma única coisa.
PAULO A. S. RAFUL
LAURO DE A. S. RAFUL

Autor desconhecido

Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação.

Porque sua consciência é o que você é.

E sua reputação é o que osoutros pensam de você.

E o que os outros pensam, é problema deles.

Albert Einstein

Lógica de Einstein:

Duas crianças estavam patinando num lago congelado da Alemanha.
Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas.
De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou.
A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!
Nesse instante, o gênio Albert Einstein que passava pelo local, comentou:
- Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:
- Pode nos dizer como?
- É simples, respondeu Einstein.
- Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz.

"Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita osescolhidos".
Fazer ou não fazer algo, só depende de nossa vontade e perseverança.

(Albert Einstein)

Arthur da Távola

AFINIDADE

Arthur da Távola

Não é o mais brilhante, mas é o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos.

Não importa o tempo, a ausência, os adiantamentos, a distância, as impossibilidades.

Quando há AFINIDADE, qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto, no exato ponto de onde foi interrompido. AFINIDADE é não haver tempo mediante a vida.

É a vitória do adivinhado sobre o real, do subjetivo sobre o objetivo, do permanente sobre o passageiro, do básico sobre o superficial.

Ter AFINIDADE é muito raro, mas quando ela existe, não precisa de códigos verbais para se manifestar.

Ela existia antes do conhecimento, irradia durante e permanece depois que as pessoas deixam de estar juntas.

AFINIDADE é ficar longe, pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem, sensibilizam.

AFINIDADE é receber o que vem de dentro com uma aceitação anterior ao entendimento.
AFINIDADE é sentir com... Nem sentir contra, sem sentir para... Sentir com e não ter necessidade de explicação do que está sentindo.

É olhar e perceber. AFINIDADE é um sentimento singular, discreto e independente. Pode existir a quilômetros de distância, mas é adivinhado na maneira de falar, de escrever, de andar, de respirar.....

AFINIDADE é retomar a relação no tempo em que parou.

Porque ele (tempo) e ela (separação) nunca existiram.

Foi apenas a oportunidade dada (tirada) pelo tempo para que a maturação pudesse ocorrer e que cada pessoa pudesse ser cada vez mais.


























Luiz Fernando Veríssimo

O Motel


(Luiz Fernando Veríssimo)



Paula não se agüentou e contou para a Érika:
- Viram teu marido entrando num motel.
A Érika abriu a boca e arregalou os olhos. Ficou assim, uma estátua de espanto, durante um minuto, um minuto e meio. Depois pediu detalhes.
-Quando? Onde? Com quem?
- Ontem. No Discretíssimu's.
- Com quem? Com quem?
- Isso eu não sei.
- Mas como? Era alta? Magra? Loira? Puxava de uma perna?
- Não sei, Érika.
- Miguel me paga. Ah, me paga.
Quando o Miguel chegou em casa a Érika anunciou que iria deixa-lo e contou por quê.
- Mas que história é essa, Érika? Você sabe quem era a mulher que estava comigo no motel. Era você!
- Pois é. Maldita hora em que eu aceitei ir.
- Discretíssimu's! Toda a cidade ficou sabendo. Ainda bem que não me identificaram.
- Pois então?
- Pois então que eu tenho que deixar você. Não vê? É o que todas as minhas amigas esperam que eu faça. Não sou mulher de ser enganada pelo marido e não reagir.
- Mas você não foi enganada. Quem estava comigo era você!
- Mas elas não sabem disso!
- Eu não acredito, Érika!
Você vai desmanchar nosso casamento por isso?
Por uma convenção?
- Vou!
Mais tarde, quando a Érika estava saindo de casa, com as malas, o Miguel a interceptou. Estava sombrio:
- Acabo de receber um telefonema - disse. - Era o Faustinho.
- O que ele queria?
-Fez mil rodeios, mas acabou me contando. Disse que, como meu amigo, tinha que contar.
O quê?
- Você foi vista saindo do motel Discretíssimu's ontem, com um homem.
- O homem era você!
- Eu sei, mas eu não fui identificado.
- Você não disse que era você?
- O que? Para que os meus amigos pensem que eu vou a motel com a minha própria mulher?
- E então?
- Desculpe, Érika, mas...
- O quê???
- Vou ter que te dar uma surra...


CONCLUSÃO: DEVEMOS CUIDAR APENAS DA NOSSA SAÚDE, POIS DA NOSSA VIDA, TODO MUNDO CUIDA...


Beijos!!!

Mineiro

Mineirinho bão de venda


Um garotão inteligente, vindo da roça, se candidatou a um emprego numagrande loja de departamentos da cidade.

Na verdade, era a maior loja dedepartamentos do mundo, tudo podia ser comprado nesta loja.

O gerente perguntou ao rapaz:

- Você já trabalhou alguma vez na vida?

- Sim, eu fazia negócios na roça.

O gerente gostou do jeitão simplório do moço e disse:

- Pode começaramanhã, e no final da tarde venho verificar como você se saiu.

O dia foi longo e árduo para o rapaz.

Às 17:30 h o gerente se acercoudo novo empregado para verificar sua produtividade e perguntou:

- Quantas vendas você fez hoje?- Uma!

- Só uma?

A maioria dos meus vendedores faz de 30 a 40 vendas por dia. De quanto foi a venda que você fez?

- Dois milhões e meio de reais!

- O que!!!??? Impossível!!! Como vc conseguiu isso?

- Bem, o cliente entrou na loja e eu lhe vendi um anzol pequeno, depois um anzol médio e finalmente um anzol bem grande.

Daí eu lhe vendi uma linha fina de pescar, uma de resistência média e uma bem grossa, para pescaria pesada.

Eu lhe perguntei onde ele ia pescar e ele me disse que ia fazer pesca oceânica.

Então sugeri que talvez fosse precisar de um barco, então eu acompanhei até a seção de náutica e lhe vendi uma lancha importada, de primeira linha. Ai­ eu disse a ele que talvez um carro pequeno não fosse capaz de puxar a lancha, levei-o a seção de carros e lhe vendi uma caminhonete com tração nas quatro rodas.

O gerente levou um susto e perguntou:- Você vendeu tudo isso a um cliente que veio aqui pra comprar um pequeno anzol?

- Não senhor, ele entrou aqui, de fato, para comprar um pacote de absorvente para a esposa, e eu disse a ele:

- 'Já que o final de semana do senhor está perdido, porque o senhor não vai pescar?'

beijos!!!