Lenda Árabe!!


Lenda Árabe


Diz uma linda lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado ponto da viagem discutiram.

O outro, ofendido, sem nada a dizer, escreveu na areia:

HOJE, MEU MELHOR AMIGO ME BATEU NO ROSTO.

Seguiram e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se.

O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se sendo salvo pelo amigo.

Ao recuperar-se pegou um estilete e escreveu numa pedra:

HOJE, MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA.

Intrigado, o amigo perguntou:

"Por que depois que te bati, você escreveu na areia e agora escreveu na pedra?"

Sorrindo, o outro amigo respondeu:

"Quando um grande amigo nos ofende, deveremos escrever na areia onde o vento do esquecimento e do perdão se encarregam de apagar;

porém, quando nos faz algo grandioso, deveremos gravar na pedra da memória do coração onde vento nenhum do mundo poderá apagar!"

Por quê doce depois de escovar os dentes tem gosto ruim??


Todo guloso que guardou a escova de dentes recém-usada e logo mandou ver num quindim sabe do que estamos falando.
O principal suspeito para essa sensação literalmente agridoce atende por lauril sulfato de sódio, vulgo LSS, um composto presente em todas as pastas de dentes.
Esse detergente, responsável pela limpeza e espuma durante a escovação, é acusado de atordoar as papilas gustativas (presentes em toda a língua), impedindo temporariamente as substâncias que causam a sensação doce de interagir com os receptores de gosto. Ou seja, a língua recém-escovada que provar do suposto quindim vai sentir só o que ele tiver de amargo, azedo e salgado. É um sabor incompleto, falsamente diet, porque o açúcar está ali, só não é sentido.


“Não há estudos que provem definitivamente que o LSS tem mesmo esse efeito de `apagar o doce`”, afirma Jaime Cury, professor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp. “Na pasta de dentes há outras substâncias, como os aromatizantes, que também atordoam os receptores de gosto.”

Café amargo diminui embriaguez??


Café amargo diminui a embriaguez?


Sim. O café ameniza o efeito provocado pela ingestão de bebidas alcoólicas.
Sim. O álcool é uma substância depressora dos sistema nervoso central porque diminui sua atividade, ou seja, dificulta a passagem de mensagens entre os neurônios do cérebro. Não se sabe exatamente porque isso acontece, mas acredita-se que o álcool altera a composição da membrana dos neurônios. Por isso, a pessoa fica com sono e sem coordenação motora. Já e cafeína existente no café tem um efeito oposto. “Ela intensifica a passagem dessas mensagens, amenizando o efeito provocado pela ingestão de bebidas alcoólicas”, explica o farmacêutico bioquímico Roberto de Lúcia da Universidade de São Paulo. O café deve ser ingerido sem açúcar, porque essa substância dificulta a absorção da cafeína pelo organismo, diminuindo seu efeito.

E se não engordássemos???


E Se..
Não engordássemos?


por Texto Pedro Burgos


Isso mesmo que você acabou de pensar. Sem a preocupação de engordar, comeríamos mais. E muito pior. Substituiríamos, sem dor na consciência, folhas e verduras por muita massa, fast food e doces, aumentando em pelo menos 50% o número de calorias que ingerimos ao dia. Segundo a projeção de Rafael Claro, nutricionista da USP, passaríamos facilmente de 2 300 para 3 200 calorias diárias (veja o gráfico ao lado). O problema é que a gordura, os carboidratos e os açúcares continuariam em nosso sangue, causando estragos no organismo.

Lembrando de piadas ruins...







Por que é mais fácil lembrar de uma piada ruim?

por Diogo Ferreira Gomes

Piadas sem graça grudam na memória porque são previsíveis. Quem conta essa é o neurocientista americano Robert Provine, da Universidade de Maryland. Seus estudos apontam que piadas fracas seguem linhas de raciocínio com as quais o cérebro já está acostumado - isso também explica por que ninguém dá risada. Em anedotas engraçadas, por sua vez, o final quebra a sequência lógica dos fatos, surpreendendo o ouvinte e provocando o riso. O problema é que essa quebra chama mais atenção do que todo o resto da história que passou. Por isso é tão difícil se lembrar da última do português quando é sua vez de contar uma piada na roda de amigos.