Vejamos algumas superstições:

Borboletas negras = sinal de morte.

Caiu um talher = visitas chegando.

Viajar com padres = desgraça na certa.

Vestir roupa ao avesso = recebimento de dinheiro.

Sentir a orelha quente = alguém está falando da pessoa.

Morto de olho aberto = haverá outro morto.

Vassoura virada atrás da porta = visita vai embora

Passar debaixo de escadas = traz azar

Dormir com os pés voltados para a porta = traz a morte

hábito de bater na madeira apareceu milhares de anos atrás entre os pagãos, que acreditavam que as árvores serviam de moradia dos deuses. Para chamar o poder das divindades, povos como os celtas batiam nos troncos, afugentando maus espíritos.

a roupa branca do Réveillon é uma influência das tribos africanas que vieram para o Brasil durante o período da escravidão. Segundo elas, o branco tem o significado de paz e purificação.

comer lentilha no Réveillon (já que o grão, quando cozido, aumenta de tamanho, o que significa crescimento e fartura, segundo a tradição grega.

13 é símbolo de azar
Até hoje não há nada que comprove a má fama do número 13, mas muita gente prefere evitá-lo. O elevador do Palácio do Anhangabaú, por exemplo, passa direto do 12º para o 14º andar.
O edifício do Banco Safra, na avenida Paulista, também não possui o 13º andar, assim como a Torre Norte do Centro Empresarial Nações Unidas.

Pular 7 ondas no ano-novo
Trata-se de uma tradição africana ligada à umbanda e ao candomblé. O 7 é um número considerado espiritual (são 7 os dias da semana e os chacras). Pular 7 ondas ajudaria a invocar os poderes de Iemanjá, a deusa do mar, que purifica e nos dá força para vencer os obstáculos do ano que está por vir.

Figa da sorte
Já na Grécia antiga e em Roma, o amuleto era comum, principalmente para mulheres, por ser considerado símbolo de fertilidade. O polegar entre os dedos representaria o órgão masculino penetrando no feminino. Com o tempo, a figa também passou a ser usada contra mau-olhado.

Na Tailândia, quase todas as lojas são enfeitadas com um pênis de madeira, símbolo de fertilidade e riqueza. Os falos podem ser encontrados também em templos, alguns medindo mais de 2 metros de comprimento.• Não se deve varrer ou limpar o chão depois do pôr-do-sol no Paquistão. Caso contrário, corre-se o risco de atrair azar para toda a vida.

Para arranjar namorados no Japão, as moças devem escrever o nome do pretendente no braço esquerdo e depois cobri-lo com um pedaço de esparadrapo por 3 dias. Dizem que após uma semana o sujeito cai de amores pela garota.

Na China , o número 8 dá sorte. Tanto que a cerimônia de abertura da Olimpíada de Pequim está marcada para 8h08 da noite do dia 8 de agosto de 2008.

Quebrar espelhos
Esta crença remonta a milhares de anos, quando se acreditava que a imagem de uma pessoa, seja uma pintura ou um reflexo, era parte dela e qualquer coisa que acontecesse com a imagem, sucederia a ela.

Gato preto, que quando cruza o caminho de alguém traz má-sorte. . (Se eu estou dirigindo e um gato cruza a rua, tenho que parar o carro, dar três pulinhos e esperar algum carro me ultrapassar, para só então, seguir meu caminho)

"São Longuinho" alguns pulos em troca do objeto procurado

Sair da cama com pé direito ou ver borboleta = sinal de bom dia, sorte

Não passar por baixo de uma escada ou abrir um guarda-chuva dentro de casa = ambos podem trazer má sorte

dia 13 cai em uma sexta-feira = dia das bruxas, sinal de azar

Sapato virado = azar

Ferradura = sorte. A tradição manda colocar ferradura no alto da porta, com as pontas viradas para cima, se não a sorte vai embora. Já na Espanha, em que acredita-se que a ferradura deve apontar para baixo, para que a sorte se espalhe por toda a casa.

Quando um cão uiva = sinal de que a morte está próxima.

Quando a coruja "canta" sobre o telhado da casa = sinal de que a morte está próxima.

Guarda-chuva
Dentro de casa, o guarda-chuva deve ficar sempre fechadinho. Segundo uma tradição oriental, abri-lo dentro de casa traz infortúnios e problemas de saúde aos familiares.

Trevo de 4 folhas
Raramente é encontrado um Trevo de 4 folhas e, quando isto acontece, é interpretado como sinal de boa sorte, possibilitando-se alcançar a realização de suas aspirações e desejos.

Elefante
Ter um elefante de enfeite, sobre um móvel qualquer, sempre com a tromba erguida mas de costas para a porta de entrada, evita a falta de dinheiro.

Lentilhas
Uma colher de sopa é suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fatura à mesa. A origem desta superstição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes.

Romãs
Para atrair dinheiro, coma sete partes, guardando as sementes na carteira.


Bagos de Uva

Para os portugueses, comer 3, 7 ou a quantidade correspondente ao seu número de sorte garante prosperidade e fartura de alimentos. Para garantir também dinheiro, guarde as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo Ano-Novo.


Carne de Porco

Deve ser o prato principal da ceia, servida à meia-noite. Como o porco fuça pra frente, garante armários cheios o ano todo. Evite o peru, que cisca para trás.


Nozes, Avelãs, Castanhas e Tâmaras

Estas, trazidas para cá pelos imigrantes de origem árabe, são recomendadas para garantir fartura.


Calcinha ou Cueca Novas

Dão sorte no amor, porque deixam os mal-entendidos para trás. São recomendadas principalmente para quem está começando namoro, para garantir o futuro.


Roupa Branca

É um hábito relativamente recente, trazido para o Brasil com a popularização das religiões africanas. O branco representa luz, pureza, bondade.


Peça amarela

Pode ser uma peça íntima, um lenço, uma faixa ou um pequeno lacinho amarelo. O amarelo representa o poder do ouro e, dizem, atrai dinheiro.


Uma nota de dinheiro dentro do sapato

Os orientais dizem que a energia entra no nosso corpo pelos pés. Vai daí, o dinheiro no sapato atrai mais e mais riquezas.


Lençóis Novos

A dica é especial para recém-casados. Dizem que os lençóis novos, na primeira noite de ano, deixam as possíveis ameaças do ano passado na máquina de lavar.


Pular só com o pé direito

Você estará atraindo boas coisas para a sua vida, pois, segundo a Bíblia, tudo que está à direita é bom.


Jogar moedas da rua para dentro de casa

Dizem que atrai riqueza para todos que moram no lugar.


Dar três pulinhos

Com uma taça de champanhe na mão, sem derramar uma gota. Depois, jogar todo o champanhe para trás, de uma vez só, sem olhar. Você deixa para trás tudo de ruim. E não se preocupe em molhar os outros: quem for atingido pelo champanhe terá sorte garantida o ano todo.


Subir em um degrau

Numa cadeira, enfim, em qualquer coisa num nível mais alto. Diz o folclore que isso dá impulso a sua vontade de subir na vida. Comece, é claro, com o pé direito.


Fazer barulho

É uma forma de afugentar os maus espíritos que os povos antigos praticavam. Vale apito, batucada, bater panelas, desde que seja exatamente à meia-noite. Dizem que não há mal que resista.


Acender velas na praia

Ou jogar rosas nos espelhos de água, em intenção de Iemanjá. A deusa africana protege seus fiéis, com saúde, amor e dinheiro o ano todo, dia o candomblé.


Para afastar os Maus Fluídos

Na beira do mar, com a água na altura da canela, derrame pipoca ao longo de seu corpo, da cabeça aos pés. Deixe que o mar leve a pipoca, que é um elemento do orixá Omolu, senhor da vida, da cura e da saúde (convide logo o pipoqueiro pra passar a virada de ano com você).


A dona de casa deverá limpar a casa, varrendo-a de trás para frente.


Nada quebrado deve ser deixado na casa (jarros de planta, garrafas, copos, pratos e espelhos).


Lavar os batentes da casa com sal grosso e água, ou água do mar.


Borrifar a casa com água-benta nos quatro cantos.


As flores da casa devem ser amarelas para chamar ouro. Tudo isso para atrair a boa sorte, os bons fluidos no Ano Novo que vai chegar.


Não é bom passar o Ano Novo com os bolsos vazios


Comer doze uvas verdes, à meia-noite do Ano Novo, para ter dinheiro em todos os meses do ano


Guardar em lugar seguro, para ninguém achar, a tampa da garrafa de "champagne" usada na festa de Ano Novo, que tenha feito muito barulho, chama dinheiro.