Os produtos industriados colaboram para os altos índices do elemento durante as refeições. Aliás, essa é a maior fonte de problemas de saúde relacionados ao consumo excessivo de sódio nos países desenvolvidos.
O sódio tem efeito bactericida. Além disso, o mineral melhora o sabor e ainda ajuda a evitar que a comida se estrague, por isso está tão presente nos alimentos industrializados e processados. Dois pedaços de pizza congelada, por exemplo, contêm a quantidade de sódio suficiente para um dia todo, de acordo com uma pesquisa do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor).
"Se no rótulo de uma massa congelada você observar um VD de 40%, quer dizer que você estará ingerindo 40% do sódio necessário para atingir suas necessidades diárias. E isto em apenas uma porção do alimento"
Atenção redobrada também na hora de consumir produtos diet ou adoçados artificialmente. Devido à redução de açúcar, o sódio é acrescentado para aumentar o sabor do produto.
O produto comprado com a intenção de emagrecer pode ter o efeito contrário e "inchar" o organismo, por causa da maior quantidade de sódio e da retenção de líquido que causa.
PORTANTO ATENÇÃO AOS RÓTULOS
110 mg de maracarrão instantâneo tem 1,6 g de sódio. Segundo a OMS o consumo diário de sódio não deve ultrapassar 2 g.


Um hambúrguer bovino grelhado (90 g) tem cerca de 980 mg de sódio, quase a metade do limite recomendado para um dia inteiro.


Dois pedaços de pizza congelada contêm a quantidade de sódio suficiente para um dia todo, de acordo com uma pesquisa do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor). O mineral é bastante usado em alimentos industrializados porque melhora o sabor e ajuda a conservar a comida.

O leite não está livre do sal, embora não tenha sabor salgado, Um copo da versão integral contém 153 mg , o desnatado 123 mg.