O cigarro é um fator de risco para a saúde visual.

Fumar é um hábito que aumenta, por exemplo, as chances de um indivíduo desenvolver catarata no futuro.

Três fumantes para cada pessoa não fumante vão desenvolver o problema.

Além disso, fumantes tem risco aumentado de adquirir mais cedo uma degeneração macular, problema relacionado normalmente com a idade e antecipado no caso de pessoas que fumam.

O alerta faz parte de um levantamento do Healthy Sight Institute, iniciativa da Transitions Optical do Brasil, empresa especializada em lentes fotossensíveis, para levar informações ao público sobre como manter uma visão saudável.

De acordo com o documento, baseado em diversos estudos realizados em todo o mundo sobre o tema e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), fumar também causa danos oculares por conta de uma combinação de efeitos oxidativos, neurovascularização, trombose e inflamações.
Para quem interessar:
Degeneração macular é uma condição médica geral dos adultos mais velhos, que resulta em uma perda de visão no centro do campo visual (a mácula), devido a danos na retina. Torna difícil ou impossível de ler ou reconhecer rostos, embora permaneça visão periférica suficiente para permitir outras atividades da vida diária. Ocorre em duas formas: tipo "seco" e tipo "úmido" . A camada interna do olho é a retina, que contém nervos que se comunicam à vista, e por trás da retina é a coróides, que contém o fornecimento de sangue para a retina. No tipo seco, debris celulares chamados Drusa acumulam entre a retina e a coróide e a retina pode soltar-se. No molhado, que é mais grave, os vasos sanguíneos crescem a partir do coróides atrás da retina, e ela também pode soltar-se. Pode ser tratada com coagulação com laser, e com a medicação que às vezes pára e inverte o crescimento dos vasos sanguíneos.