O Fio Dental

O uso do fio ou da fita dental é tão importante quanto o uso da escova de dentes. O fio dental garante a remoção de detritos que a escova não conseguiu remover. De acordo com estudos, a associação da escova com o fio dental pode remover 26% a mais de placa do que o uso isolado da escova. O seu uso deve ser estimulado a medida que a criança for crescendo.
O hábito de bochechar após a escovação dentária é recomendado, pois o líquido penetra em regiões que não foram bem higienizadas pela dificuldade de acesso. Existe hoje no mercado algumas substâncias que além de antissépticos contém flúor. Esses líquidos tem a finalidade de aplicar o flúor, eliminando as bactérias causadoras da placa, previnindo o mau hálito e as cáries nos locais de difícil acesso onde a escova e o fio dental não alcançam, proporcionando uma melhor higienização.
Qual a maneira correta de usar o fio dental?
·Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
·Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
·Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.
·Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
·Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.