Mau hálito

Conhecida também como halitose sua causa mais comum é a higiene oral deficiente e conseqüente formação de placa dentária. Pode ser originado devido a próteses mal adaptadas, restaurações defeituosas, perturbações do sistema gastrointestinal, diabete, até problemas renais.
É mais percebido pelos estranhos do que pela pessoa portadora de halitose. Varia com a hora e com a idade, agravando-se à proporção que a fome aumenta. Também a falta de higienização da língua , reentrâncias retentivas de alimentos, cáries, perda da papila interdentária, substâncias plásticas usadas na confecção de dentaduras e pontes sofrem infiltrações de líquidos bucais, são causas bucais.
Como causas extra bucais; citam-se: doenças da oro-faringe, bronco-pulmonares, digestivas, alcalose, tabagismo, doenças febris.

A prisão de ventre, o intestino preso é que pode provocar alterações internas.
Dentes Saudáveis, boca cheirosa e agradável.
O Stress altera o aroma da boca de várias maneiras. O nervoso e a exaltação reduzem o fluxo salivar, originando a halitose.
Não adianta ficar chupando bala de menta o dia todo.

Para resolver, você precisa investigar a causa da halitose.

Como você pode ver, o mau hálito pode ter inúmeras causas, e vai exigir exames, como a sialometria (medida do fluxo salivar). O tratamento é um pouco demorado, mas não impossível. A halitose significa que há alguma anormalidade orgânica e precisa ser corrigido.
Substâncias picantes podem resolver momentaneamente o problema, pois aumentam o fluxo salivar.Quem sofre de mau hálito deve evitar carne gordurosa, fritura, repolho, brócolis, couve-flor, alho, cebola. O leite deve ser desnatado e o queijo branco ou ricota. Evitar bebidas alcólicas, fumo e medicamentos com cheiro acentuado.